Pterígio, como retirar essa pele vermelha do meu olho?
O pterígio, popularmente chamado de “carne crescida” ou “carne esponjosa” é uma alteração da superfície dos olhos que causa irritação frequente e desagrada esteticamente por borrar o contorno que percebemos da coloração dos olhos.
Essa alteração aparece principalmente pela exposição aumentada dos olhos à radiação solar e a outros agentes irritantes. O fator genético também está presente em alguns casos. O efeito inflamatório desses agentes promove o surgimento de um espessamento da conjuntiva (membrana transparente que recobre o globo ocular), que passa a ficar saliente e avermelhada. Em alguns casos, podem crescer à ponto de encobrir o eixo de visão.
Para os casos iniciais, colírios lubrificantes melhoram os sintomas irritativos. Porém, em casos mais avançados, podemos facilmente realizar a remoção desse tecido alterado, restaurando o aspecto natural dos olhos. Com o avanço das técnicas de cirurgia, hoje é possível realizar um procedimento com total conforto ao paciente e, quando usamos a cola biológica, não há necessidade de realizar pontos de sutura.
Dúvidas? Agende uma consulta com seu médico oftalmologista.
Cuide bem dos seus olhos. Valorize a sua visão!
Texto: Dr Samuel de Morais Tavares
(Especialista em Córnea pelo Hospital Oftalmológico de Sorocaba-Sp / Membro da Equipe de Orientadores de Cirurgia de Córnea da Especialização em Oftalmologia do Hospital Oftalmológico de Sorocaba-Sp)