Catarata, entenda o que é essa doença e como ela pode alterar a sua visão!
A Catarata é a principal causa de cegueira reversível do mundo.
O nosso olho é formado por um sistema óptico de lentes que, em conjunto, auxiliam na formação das imagens que percebemos no dia a dia.
Uma das lentes desse sistema, chama-se Cristalino. O nome dado à essa estrutura, cristalino, foi devido à característica de transparência que lhe é peculiar ao nascimento.
Com o passar da idade, devido aos processos metabólicos do organismo, essa lente pode perder gradualmente a sua transparência, fazendo surgir o que chamamos de Catarata. Por esse motivo, observamos de forma mais frequente essa alteração em pacientes idosos.
Alguns fatores, além do próprio envelhecimento natural, podem acelerar o surgimento dessa alteração ocular, como a exposição solar excessiva, traumatismo ocular, uso de algumas medicações, patologias reumatológicas, alterações do metabolismo corporal, doenças geneticamente determinadas, dentre outras causas, fazendo essa doença surgir de forma mais precoce.
O tratamento dessa patologia consiste na substituição cirúrgica da lente natural opacificada por uma lente artificial transparente, devolvendo a nitidez da visão ao paciente.
Em mãos de um especialista com treinamento específico na área, é um procedimento que se torna simples, rápido e geralmente indolor.
A identificação desse problema é feita por meio de uma consulta com o seu médico oftalmologista. Fique atento!
Texto: Dr Samuel de Morais Tavares
(Especialista em Cirurgia de Catarata pelo Hospital Oftalmológico de Sorocaba-Sp / Membro da Equipe de Orientadores de Cirurgia de Catarata da Especialização em Oftalmologia do Hospital Oftalmológico de Sorocaba-Sp)